Palestra e mostra Lelé

-->

Um dos mais renomados arquitetos do Brasil, João Filgueiras Lima – o Lelé – ministrou uma palestra no último dia 17 de abril, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. Com o tema “A experiência do Instituto Habitat” o evento, que teve o apoio da Associação de Decoração Ponto de Apoio, foi um sucesso de público. Para quem não teve a oportunidade de estar presente, a mostra “A arquitetura de Lelé: fábrica e invenção” ficará em exposição até 15 de julho.

O MON está localizado na R. Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico.

Fotos: Marcelo Stammer

 

DEPOIMENTO
Por: Karin Brenner – engenheira e designer de interiores.

O que você achou da palestra do João Filgueiras Lima?
Na verdade não consigo classificar apenas como palestra, foi uma aula de arquitetura, de engenharia e acima de tudo de humildade.
Lelé é um dos profissionais mais importantes da arquitetura nacional, com seus 80 anos de muita criatividade e brilhantismo.
Numa apresentação de aproximadamente 60 minutos, tivemos a oportunidade de verificar de perto como ele conseguiu racionalizar os processos construtivos com o uso de pré-fabricação, pela tecnologia de uso do concreto e da argamassa armada.
Desde o início de sua vida profissional seus projetos já continham uma preocupação com sustentabilidade e economia energética. Envolvido com o processo de concepção, concretização e execução sob o mesmo denominador, conseguiu aumentar a eficiência do processo e obteve como resultado a melhora da qualidade do produto, sonho de todos nós profissionais da área.
Trabalhou na obtenção de conforto térmico, ventilação cruzada em regiões quentes e se notabilizando pelos seus trabalhos hospitalares, especialmente na rede Sara de Hospitais. Apresentou projetos inovadores e diversificados no mobiliário urbano e hospitalar, passarelas, abrigos de ônibus, escolas, creches, atento às questões de ergonomia, iluminação e ventilação natural.
Fiquei realmente muito feliz por esta oportunidade, enfim foi um grande espetáculo!!!

Share